sábado, 31 de outubro de 2015

A Alma é o segredo do negócio

Ainda ontem publiquei um pequeno texto sobre esta noção. De fazer bem, com gosto pessoal (que os outros podem gostar ou não na sua liberdade), de imprimir amor no que se faz, na escolha dos materiais, da embalagem, do cartão,...


Também disse que qualquer pessoa pode fazer o mesmo que nós. A globalidade da internet é mesmo assim, podemos pesquisar ideias, testá-las, adaptar à nossa imagem por assim dizer. Outra coisa completamente diferente é aproveitarem-se de nós e das nossas ideias e replicá-las. Aproveitarem-se de que deixámos na sua loja um bouquet de roupa de bebé, um bolo de fraldas ou uma pulseira e começar a fazer produtos exactamente iguais.

Já me aconteceu várias vezes. Revela acima de tudo falta de respeito pelo outro. Seria um pouco o mesmo que eu chegar ao seu posto de trabalho e sentar-me lá. Mostrar que também consigo desempenhar a sua função e, quem sabe, o seu patrão despedia-a e admitia-me.

No entanto, se não Partilhar as minhas ideias com o mundo, não sabem o que faço, não tenho encomendas, nem divulgo. O segredo não é mais a alma do negócio, mas sim  "A Alma é o segredo do negócio".

Ser artesão é um trabalho. Requer tempo, investimento, criatividade. Pegar em ideias já feitas é fácil. O difícil é ser original, nem que seja ao fazer a nossa interpretação! Com tantas possibilidades fica apenas o desabafo de que podiam ser exploradas outras opções e não estragar o negócio a quem o iniciou.

Estou de consciência tranquila e voltaria a fazer tudo da mesma forma.

Não sou derrotista, muito pelo contrário, sou uma guerreira e não vou desistir. Tenho imensas ideias para implementar, inspiradas na internet, mas acima de tudo, nos meus sonhos <3


Sem comentários:

Enviar um comentário